BLOG DO SÉCULO XXI Bai BLOG DO SÉCULO XXI: DEUS

sábado, 13 de novembro de 2010

DEUS



Dostoiveski tem uma máxima no seu livro: Os Irmãos Karamazov que diz o seguinte,"Se Deus não existe tudo é permitido". O personagem de Dostoiveski chega em determinada parte do romance a dizer essas palavras chegando ao ponto de também questionar o leitor, pois somos muitas vezes quando não a maioria rápidos em colocar todas as mazelas do mundo em Deus. Intuimos que Deus está descansando e não está nem aí para o mundo, contruiu o mundo e foi tirar férias. O ser humano está jogado no universo. Já não é mais o centro como alguns ilustres pensadores dizia. A exaltação das ideias, o poder racional subiu ao poder, mas o que fazer quando não se tem controle do mesmo.

Desde que surgiu vida o ser humano é convidado há refletir sobre a mesma. Refletir sobre seu papel na terra e aí existem inúmeras teses, desde a religiosa até aquela que só acredita no materialismo e enfim, a vida acaba aqui e não tem nada além túmulo. Cada pessoa tem seu parecer diante da existência. Cada qual agarra em uma crença, em uma ideia, em uma maneira de viver.

Deus em sua grandeza infinita será sempre um mistério, passa gerações, passa séculos, milênios, a profundidade será sempre maior, pois por mais que avance o conhecimento humano, Deus não passa pela razão e sim pelo coração, pois não dá para acreditar em um deus que o meu célebro consegue absorver, encaixe em meus raciocínios, só pode ser deus mesmo e não Deus, o verdadeiro. Ele foge de qualquer ideia, tese, enfim, qualquer especulação humana, Ele vai além de nossos conhecimentos e ouso há dizer, sinto isto, tudo que falamos de Deus também é uma gota do oceano, é infinito. Mas essa gota contém a essência do oceano.

Deus, daí a cada ser humano a capacidade de conhecê-lo cada vez mais, amá-lo cada vez mais, com sua vida, suas ações, seus ideiais, objetivos, seja ele uma ponte para alcançar a imensidão, pois quem ama a vida, ama a Deus. Ame o seu irmão e você conhecerá Deus, não racionalmente, mas com o coração. Somos livres, somos únicos, sejamos imersos de humanidade, num mundo frio e que caminha com incertezas. Dúvidas sempre iremos ter, mas que as dúvidas não se tornem maiores que a confiança e não repitamos a frase de abertura deste escrito, pois não tenho tempo, estou muito ocupado em ser feliz. Sejamos felizes.

0 comentários:

©
Design by Léo Silva