BLOG DO SÉCULO XXI Bai BLOG DO SÉCULO XXI: RELACIONAMENTO: AMIZADE VERDADEIRA

sábado, 2 de julho de 2011

RELACIONAMENTO: AMIZADE VERDADEIRA

Por  Alê Docinho

Muitos falam em eternas amizades, prometem estar sempre perto quando estivermos passando por momentos difíceis, expressam “seu amor” a cada instante... Mas será que essas pessoas realmente sabem o que significa a palavra AMIZADE?

No Dicionário é descrito assim: “Amizade (do latimamicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio, sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de  lealdade ao ponto do  altruísmo** ”.

A amizade pode ter como origem, um instinto de sobrevivência da espécie, com a necessidade de proteger e ser protegido por outros seres. 

Os melhores amigos muitas vezes se conhecem mais que os próprios familiares e cônjuges, funcionando como um confidente. Para atingir esse grau de amizade, muitaconfiança e fidelidade são depositadas.

Confúcio sabiamente disse : “Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade”.

Nas dificuldades que encontramos ao longo da vida vamos percebendo quantos daqueles “eu te amo” ou “Sempre estarei com você” são verdadeiros   e aprendendo a diferenciar entre os “verdadeiros amigos “ e os “amigos de oba –oba (aqueles que se dizem amigos apenas nas farras ou quando se está numa fase boa da vida).

Curta, longa, expressa, dissimulada, terna, atribulada, confiante ou perturbada, a amizade é um dos alicerces do ser humano!

Os verdadeiros amigos são as extensões da nossa árvore da vida.  É por isso que quando perdemos um, a árvore enfraquece, porque lhe foi retirada uma parte de si.

Na tristeza eles são o nosso porto seguro! Na alegria são nosso porto de chegada! Nos dias mais ou menos são nosso porto de abrigo!

A AMIZADE é um espelho que reflete a nossa própria imagem, ou seja, somos nós mesmos, nossos ideais, atitudes,  refletidos nos outros... Vemos nela algo com o qual nos identificamos; Com o qual gostamos de estar, partilhar e alcançar!

É por isso que costumo dizer: Amigos e amizades andam sempre juntos ao longo de uma vida  um amparando o outro em quaisquer circunstância que se apresente pelo caminho; no entanto um dia os amigos se vão, mas a AMIZADE irá ficar para sempre na lembrança de quem um dia a teve por merecer !



** Altruísmo é um tipo de comportamento encontrado nos seres humanos e outros seres vivos, em que as ações de um indivíduo beneficiam outro trazendo algum tipo de prejuízo para o próprio. No sentido comum do termo, é muitas vezes percebida como sinônimo de solidariedade.


VÍDEO: Verdadeira Amizade – História Real de fidelidade e amor !

0 comentários:

©
Design by Léo Silva