BLOG DO SÉCULO XXI Bai BLOG DO SÉCULO XXI: 11/13/10

sábado, 13 de novembro de 2010

UM DIA EU APRENDO




Um dia eu aprendo que a vida vale mais, depois de quebrar a cara. Vivendo e aprendendo.
Um dia eu aprendo que falar demais é dar bom dia para os animais, não resolve nada. Mesmo assim dou bom dia, também para os seres humanos.
Um dia eu aprendo que por mais que você faça as coisas com vontade, outros dirão que você não se esforçou. Não ligo, sei que estou dando o melhor de mim.
Um dia eu aprendo que pessoas especiais são aquelas das quais não sai do meu coração. Família, amigos, enfim, seres humanos que marcaram minha vida e estarão sempre comigo onde eu estiver.
Um dia eu aprendo que viver muito não é ter muitos anos de vida, mas viver com intensidade todos os dias.
Um dia eu aprendo que verdadeiros amigos são poucos.
Um dia eu aprendo que mais do que fazer uma bela oração com palavras, o essencial é colocar uma bela ação na oração do cotidiano.
Um dia eu aprendo que a escola passa por mim e jamais eu passarei por ela, pois na escola da vida serei sempre um aprendiz.
Um dia eu aprendo que é bom ser ignorante uma vez fazendo uma pergunta que para os outros pode ser sem sentido, mas para mim, será de muito proveito.
Um dia eu aprendo que dizer "eu amo você" é mais sério do que viver a vida sem nunca ter amado. Por medo ou por uma regra de vida da qual não condiz com a sua realidade.
Um dia eu aprendo que Deus não exige nada de mim, apenas que eu seja. Primeiro sincero comigo mesmo para ser sincero com o próximo.
Um dia eu aprendo... tão bom descobrir que sou aprendiz, não sou o sabe tudo, a vida passa a ter outro sentido, pois viver é uma arte desenhada no quadro da existência da qual sou o artista.

DEUS



Dostoiveski tem uma máxima no seu livro: Os Irmãos Karamazov que diz o seguinte,"Se Deus não existe tudo é permitido". O personagem de Dostoiveski chega em determinada parte do romance a dizer essas palavras chegando ao ponto de também questionar o leitor, pois somos muitas vezes quando não a maioria rápidos em colocar todas as mazelas do mundo em Deus. Intuimos que Deus está descansando e não está nem aí para o mundo, contruiu o mundo e foi tirar férias. O ser humano está jogado no universo. Já não é mais o centro como alguns ilustres pensadores dizia. A exaltação das ideias, o poder racional subiu ao poder, mas o que fazer quando não se tem controle do mesmo.

Desde que surgiu vida o ser humano é convidado há refletir sobre a mesma. Refletir sobre seu papel na terra e aí existem inúmeras teses, desde a religiosa até aquela que só acredita no materialismo e enfim, a vida acaba aqui e não tem nada além túmulo. Cada pessoa tem seu parecer diante da existência. Cada qual agarra em uma crença, em uma ideia, em uma maneira de viver.

Deus em sua grandeza infinita será sempre um mistério, passa gerações, passa séculos, milênios, a profundidade será sempre maior, pois por mais que avance o conhecimento humano, Deus não passa pela razão e sim pelo coração, pois não dá para acreditar em um deus que o meu célebro consegue absorver, encaixe em meus raciocínios, só pode ser deus mesmo e não Deus, o verdadeiro. Ele foge de qualquer ideia, tese, enfim, qualquer especulação humana, Ele vai além de nossos conhecimentos e ouso há dizer, sinto isto, tudo que falamos de Deus também é uma gota do oceano, é infinito. Mas essa gota contém a essência do oceano.

Deus, daí a cada ser humano a capacidade de conhecê-lo cada vez mais, amá-lo cada vez mais, com sua vida, suas ações, seus ideiais, objetivos, seja ele uma ponte para alcançar a imensidão, pois quem ama a vida, ama a Deus. Ame o seu irmão e você conhecerá Deus, não racionalmente, mas com o coração. Somos livres, somos únicos, sejamos imersos de humanidade, num mundo frio e que caminha com incertezas. Dúvidas sempre iremos ter, mas que as dúvidas não se tornem maiores que a confiança e não repitamos a frase de abertura deste escrito, pois não tenho tempo, estou muito ocupado em ser feliz. Sejamos felizes.

O POETA




O poeta é um homem solitário e ao mesmo tempo imerso de humanidade.
O poeta fala de amor, mas às vezes seu coração é fechado.
Não é prudente o ser humano que abre o coração para todas as pessoas, pois ele não receberá nenhum agradecimento por isso.
O poeta fala da vida, mas ele mesmo questiona, o que é a vida? É o que ver ou o que escreve? Ou ambas as coisas.
O poeta é solitário e nisso está sua força, pois não está apegado a nada. Suas raízes alçam as alturas e ao mesmo tempo fica com o pés no chão.
O poeta faz as perguntas, vive as emoções, procura descobrir a angústia do ser humano, vivendo sua própria angústia, inquietação, pois não são as certezas que movem o planeta, mas as perguntas que brotam de cada relação.
O poeta, um ser que vive para encantar a própria vida e a vida dos seus semelhantes.
Quem ama cuida, disse um poeta. Quem ama a si mesmo, conseguirá amar o seu próximo. Amor, palavra banalizada, mas que ainda existe nos corações puros das mais puras pessoas que existem ainda nos confins do universo. Pois, aprendemos a cada dia, com aqueles que muito julgam não saber nada, talvez não saibam nada de altas teorias, mas sabem tudo da vida.
Seja poeta com a vida e com a ação e cante aos quatros ventos, viver vale mais.

Existência




Se ficarmos continuamente nos questionamentos querendo encontrar resposta para tudo seremos eternos angustiados.
Se olharmos pelo lado da sorte somos os maiores sortudos, ganhamos na mega-sena, pois entre milhares de espermatozóides, nós nascemos e estamos aqui, não jogados na existência mas com uma missão a desenvolver no planeta.
Se temos a oportunidade de viver cabe a nós, administrar com sabedoria as nossas inquietudes, dúvidas, enfim, somos os responsáveis da nossa existência. Somos os protagonistas do papel que exercemos na sociedade. Culpar os outros pelos nossos fracassos é uma atitude de uma pessoa que não amadureceu e precisa de tempo para ser sujeito de suas próprias ações.
Temos apenas uma vida no planeta terra, por isso devemos valorizá-la ao máximo, vivendo com autenticidade, com projetos e construindo assim uma realidade de sentidos e de essência de vida. Perder o sentido da vida é deixar de amar, deixar de usar a inteligência, deixar de usar tudo aquilo que lhe foi dado para a solidificação de uma vida mais concreta.

Mulher




Palavras não alcançam jamais a grandeza desse ser,
Sua imagem é repleta de encanto e magia,
O universo conspira a magnitude de misteriosa beleza,
És uma guerreira noite e dia.

Luta pelos seus direitos e cumpre fielmente seus deveres,
Atinge o patamar do saber com a doçura do coração.
Não se preocupa com altas idéias, pois,
procura conciliar razão com emoção.

Mulher, maravilha da vida, ternura do amor,
Companheira do homem na realizade terrena,
É força para enfrentar qualquer obstáculo,
com alegria, otimismo e numa vida serena.

A ti mulher, o meu carinho, o meu reconhecimento.
Todos os dias são para serem lembrados,
Jamais esquecer o valor que elas têm,
somos homens por elas amados. 

Mulher, em cada uma a grandeza divina,
Mãe, educadora, professora, psicológa, poetisa,
És uma obra de arte, fantástica , exuberante,
que jamais será feita pelo melhor artista. 

Parabéns! 

Te desejo




Te desejo o amor dos poetas, a alegria das crianças, a imagem incomparável de um pai, a doação insuperável de uma mãe, a fé dos simples na visão da sociedade consumista não tem nada, mas aos olhos de Deus tem tudo e jamais lhe faltarão algo.

Te desejo a pureza da água, o calor do fogo, o mistério e a harmonia da natureza, o sabor da amizade, a doçura de uma agradável companhia, a tranquilidade da família que fazem do lar um ambiente sagrado.

Te desejo o amanhecer no qual surge mais uma chance para dar resignificado à existência, o entardecer no sentido de abandonar os preconceitos, deixar de lado o comodismo e assim adquirir coragem para enfrentar novos desafios, o anoitecer, momento do descanso, o repouso, a organização das ideias e formulando a síntese diante nos acontecimentos do cotidiano.

Te desejo a paz vinda das religiões, a sabedoria dos ditos incultos, a honestidade dos trabalhadores, a capacidade de superação diante das amarras sociais, a vitória dos sem voz e vez, a fome e a sede de justiça, a dignidade dos inocentes, vítimas de um mercado frio e sem alma.

Te desejo a capacidade de olhar a realidade e não ficar indiferente à ela, olha-la com os olhos voltados para os mais necessitados. Todos precisamos de um olhar de paz, de amor, misericórdia, mas existem pessoas cujo o semblante está marcado pela indiferença, pelo julgamento e tantos outros empecilhos dos quais pesam ainda mais sua dura realidade.

Te desejo um coração não só de palavras, mas de ações concretas em vista de um ambiente melhor para os demais. Não mudar mundo de vez, começe arrumando o seu quarto, isso fará uma grande diferença. A fé de jamais desistir, de ser humano com humanidade.
©
Design by Léo Silva